quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Resumo- Iracema- José de Alencar

Olá!
Hoje irei falar sobre o livro "Iracema" de José de Alencar;

Um breve resumo da obra:
             A obra começa com o final das cenas representadas no livro, mas no segundo capítulo volta-se ao nascimento de Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, pertence a tribo tabajara, que localizam-se nas serras cearenses, e eles são inimigos dos potiguaras, que é a tribo que habita no litoral cearense.
            Martim, um jovem branco estava nas serras cearenses quando levou uma flechada, atirada pela índia que depois se arrepende do feito e quebra a flecha em sinal de paz, ela o leva para a taba, e lá o pajé oferece-lhe todas as mulheres, comidas, e guerreiros da tribo, ele conta que é amigo dos moradores da praia, e nada muda, Martim diz a Iracema que está apaixonado por ela, mas ela conta que guarda o segredo da Jurema, e deve-se manter virgem. Ele iria ir embora assim que Caubi voltasse.
           O irmão de Iracema voltou e então Caubi, a índia e o branco partiram para o litoral, mas Irapuã que era apaixonado por ela tentou mata-lo, não conseguiu, mas eles voltaram a taba, onde a índia deixou de ser a guardiã do segredo da Jurema, pois não era mais virgem, e entã ela foi embora com Martim para as terras pitiguaras (ou potiguaras), seguiram com Poti, o irmão índio do branco para uma praia idílica, lá o branco se batiza como Coatibo (gente pintada), e fica sabendo que Iracema está grávida, ele se entristece com tempo, pois a saudade da Europa era grande, eles vão á luta, e quando retornam a casa, Iracema está com o Moacir (filho da dor) no colo e morre.

A obra literária "Iracema", tem grande importância tanto nos colégios, que hoje o utilizam na parte de literatura, quanto nos vestibulares, que frequentemente pedem sobre isto. Resalto que isto é apenas um breve resumo, feito por mim mesma após a leitura do livro, e de modo algum substitui a leitura do mesmo.

Beijão, até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário