sábado, 8 de setembro de 2012

Ametista de Sul - RS

Olá!
Hoje vou falar um pouco de uma pequena cidade, e de grandes histórias...
Amestita do Sul, localizada no norte do Rio Grande do Sul, é exatamente "a cidade que brilha", devido a ser a capital mundial de pedra ametista.
Na década de 40, tinha um díficil acesso, assim serviu para vários criminosos e fugitivos se refugiarem, e aos poucos foram aparecendo os trilhos no meio desta densa floresta, trilhos esses que ligariam a vários outros povoados, como Iraí, Planalto, Barril (antiga denominação de Frederico Westphalen) e Rodeio Bonito.
Nesta mesma época foram descobertas as pedras preciosas, e com elas começaram a chegar pessoas, garimpeiros, curiosos entre eles alguns alemães, depois disso surgiu o comércio, as casas, os moradores, e enfim, a pequena cidade, inicialmente conhecida como Distrito de São Gabriel, (nome dado até  até 1992) pertencente ao município de Planalto.

Surgida há mais de cinquenta anos, a mineração no Médio e Alto Uruguai do Rio Grande do Sul teve seu início por acaso, quando caçadores e agricultores pioneiros que habitavam a região nos anos de 1930 encontraram as primeiras pedras sob raízes de árvores, córregos e áreas lavradas.
Com o término da segunda guerra mundial, devido ao grande valor comercial das pedras, o interesse pela exploração aumentou. Nesta época surgiram os primeiros garimpeiros, que faziam as escavações em forma de poço com uma abertura lateral chamada de carregador, o que era facilitado devido à topografia acidentada.
O ano de 1972 foi o auge da produção e o garimpo, que era ao ar livre, passou a ser feito sob a forma de galerias que atualmente chegam a atingir a extensão de aproximadamente 800 metros.

Enfim, Ametista, é muito mais do que a cidade que brilha, é a cidade que transborda cultura.

Vamos então ao ponto onde eu entro nessa história.

Ametista do Sul, fica a aproximadamente 18 km de Planalto, a cidade que eu passo uma parte das minhas férias de janeiro, ou visito quando possível, simplesmente, por ser a cidade onde meus avós residem... Voltando ao assunto, conheço a pequena cidade mencionada, desde pequena, em quase todos os anos de visitação da casa da Vovó, aproveito para ir até lá, geralmente visitavamos, as lojas, que fazem das pedras, cada coisa mais linda que a outra, porém, em 2011, quando estavamos de passagem após a visitação do Salto Yucumã, em Derrubadas, resolvemos visitar o AMETISTA PARQUE MUSEU,  que é único e diferenciado, depois de admirar o acervo, com mais de 1.500 exemplares de pedras preciosas, o visitante, sem sair do museu, entra no subsolo podendo então ver exatamente como são os incontáveis garimpos de extração de ametistas daquela região. É um passeio inesquecível por mais de 200 metros de galerias que se ramificam, formando um labirinto em cujas paredes reluzem os cristais no exato local em que se formaram, durante um evento vulcânico ocorrido hà l40 milhões de anos.
No subsolo, há iluminação, bancos para descanço, exposição de outras pedras, e materiais ultilizados para extração das pedras, além de que o passeio é guiado, e com capacete de proteção.

Depois do passeio é possivel, fazer uma visitação ao piso superior do Museu, onde é vendido e exposto muitas jóias e pedras.

Ametista do Sul, contem outros pontos de visitação, como a Igreja de São Gabriel, que contem mais de 40 toneladas de pedra ametista. Além de linda, ela é única no mundo, localizada no centro de Ametista, atrai visitantes de diversas cidades, e países.

Para a visitação (turistica) da Igreja, é cobrada uma pequena taxa, e para a visitação do Museu também, sendo que o Museu é cobrado por pessoa, e a Igreja não, é importante ressaltar, que para assistir missas, não é cobrado taxa, e sim para fotografar e filmar, além de que o dinheiro arrecado serve para a preservação e manutenção da mesma.

Bom, Ametista sem dúvida nenhuma, é uma ótima opção de visita o ano inteiro, e para toda a família. A cidade contem hoteis, e restaurantes, do qual o turista poderá usufruir com maior conforto, não comentarei sobre esses dois assuntos aqui, uma vez que nunca os utilizei.
Espero que gostem da cidade.

Beijão, até!






(Alguns dados históricos foram obtidos no http://pt.wikipedia.org/wiki/Ametista_do_Sul- salvo direitos autorais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário